sábado, 13 de julho de 2013

O YOUCAT E A JMJ NO ANO DA FÉ


O Ano da Fé chegou trazendo a todos nós um bonito caminho em direção a Cristo, única “Porta”, pela qual devamos entrar como nos recorda o Santo Padre em sua Carta Apostólica “Porta Fidei”. Nesse caminho nada nos será tão difícil ou estranho se nos permitirmos ser guiados pela Voz da Igreja.É ela quem sinaliza a estrada nos convidando a fazer uma fecunda experiência de maturidade e crescimento da Fé.

Uma sinalização interessante para a juventude nesse tempo é o YOUCAT, nosso Catecismo Jovem. Na Nota com Indicações Pastorais para o Ano da Fé, o Cardeal William Levada,quando ainda Prefeito nos animou quanto à oportuna utilização do YOUCAT par aesse tempo que se inaugura.  “O Ano da Fé poderá ser uma ocasião para uma referência oportuna à utilização de bons instrumentos catequéticos, como por exemplo, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica ou como o YOUCAT”, conclui o Prefeito Emérito da Congregação da Doutrina da Fé. Essa indicação somada ao prefácio do Papa no YOUCAT é um importante sinal que nos aponta como viver bem esse ano.

Vivemos hoje a “new evangelization”, e o YOUCAT é considerado pelos teólogos e jovens iniciadores um importante instrumento para a formação e evangelização dos nossos jovens nesse “continente digital”. Não se trata apenas de um livro qualquer,porque ele é “cativante e fala do nosso próprio destino, pelo que está profundamente próximo de cada um de nós”como bem nos disse o Papa. Uma vez que fomos cativados, somos impulsionados a caminharão encontro daqueles que ainda não encontraram o sentido de suas vidas: Jesus de Nazaré.

Mas não caminhamos sozinhos. Ao contrário, somos peregrinos em comunhão. Aprendemos juntos. OYOUCAT foi oficialmente apresentado ao mundo em uma JMJ pra nos recordar que sozinhos não conseguimos dar mais que dois passos. Viver e anunciar aquilo que cremos são dois ofícios que reclamam a necessidade que temos uns dos outros. Esse é o segredo de jovens do mundo inteiro saírem de seus países, suas culturas para encontrarem-se na JMJ. Esse é o grande mistério que nos atrai e nos fascina. Não sem razão é que na mesma Nota Pastoral para esse ano, o Cardeal nos recorda que “A próxima Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013oferecerá uma ocasião privilegiada aos jovens para experimentar a alegria que provém da fé no Senhor Jesus e da comunhão com o Santo Padre, na grande família da Igreja”.

Que nesse percurso do Ano da Fé como peregrinos da JMJ, “indo e fazendo discípulos entre todas as nações”(Mt 28, 19), descubramos juntos o rosto de Jesus de Nazaré em cada página do YOUCAT.  Ele é como um campo que esconde um verdadeiro tesouro. “Ele apresenta-nos a mensagem do Evangelho como uma«pérola preciosa» (MT 13,46), pela qual se tem de dar tudo”, como tão bem nos disse o Papa. Que a Graça de Deus seja o nosso auxílio nessa bonita caminhada que começamos a fazer.

Seu irmão,

Jerônimo Lauricio

Equipe do CatecismoJovem

Nenhum comentário: