A VELA representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.
Os SINOS cantam
a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando
festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.
O CORDEIRO: Na
Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo
Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.
O OVO, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.
O COELHO é símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.
O TRIGO e a UVA: Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jarras de vinho.
O PEIXE é o mais
antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os
peixinhos de Cristo. Isso quer
dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.
O GIRASSOL: tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estarviradas para o Divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário