sexta-feira, 14 de setembro de 2012

COMUNICADO AOS CATEQUISTAS DA DIOCESE DE BRAGANÇA PAULISTA




Diocese de Bragança Paulista
Comissão Para a Animação Bíblico Catequética
“(...) de fato, os cristãos são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou.” (PF nº 6)

Caríssimos Coordenadores Paroquiais de Catequese da Iniciação Cristã.
É com alegria que me dirijo a vocês para partilhar as boas notícias da caminhada catequética em nossa diocese.
Temos muitos motivos para agradecer a Deus que nos deu a vida, nos chamou para anunciar a sua Palavra e nos cumulou de graças para o exercício de nosso ministério.
Como é do conhecimento de todos, o Santo Padre Bento XVI decidiu proclamar um Ano da Fé. O objetivo é levar os fiéis e a Igreja de Jesus a renovar as suas estruturas em vista de uma Nova Evangelização neste mundo em transformação diária. Um ano para Refletir, Confessar, Celebrar e Testemunhar a fé.
Como catequistas, não podemos perder de vista a nossa missão tampouco esquecermos que somos para os nossos catequizandos a “Porta da Fé” que procura indicar o caminho a ser seguido para que experimentem a alegria que a vida em Cristo nos dá. Neste sentido, temos acompanhado o crescimento da consciência formativa, a dedicação e o empenho dos catequistas, buscando participar das semanas catequéticas, escolas de teologia, escolas da fé, reuniões de estudos dos documentos da Igreja e os relacionados a catequese, entre outros. Podemos destacar também o crescente cuidado na elaboração dos encontros catequéticos. Eles são sendo cada vez mais preparados para levar o catequizando a uma progressiva vida de fé na comunidade cristã e nos ambientes onde convivem.
A missão é desafiante e a certeza de que Jesus caminha conosco nos fortalece e nos encoraja a seguir adiante.
Aproveito para lembrá-los que, em nossa diocese, a abertura solene do Ano da Fé se realizará no próximo dia 25, às 20h, na Catedral Diocesana Imaculada Conceição. Dom Sérgio, em sua circular nº6, pede “especial representação dos CATEQUISTAS...”
Aproveito também para confirmar o nosso encontro de novembro que está planejado desde o início deste ano.
Data: 18 de novembro
Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Rua Edmur Matiazzo, 246 – Bairro Serpa – Caieiras
Início às 8h com a Celebração Eucarística e término às 16h
Solicito que confirmem a presença até o dia 05 de novembro para que a equipe se organize no preparo da alimentação. A taxa do almoço informaremos após a confirmação da presença.
Espero contar com a participação de todos os Coordenadores da Iniciação Cristã para este encontro, que tem como um dos objetivos avaliar e planejar a catequese na diocese para o ano de 2013.
O catequista é um batizado que, em fidelidade à sua vocação, busca sempre ser maduro humana e cristãmente, consciente de haver sido chamado pela graça do Pai ao seguimento de Jesus no discipulado. Junto a outros irmãos, na comunidade da Igreja, ele é enriquecido pelo Espírito para uma missão específica: ser servidor da Palavra, a serviço do Reino e para a vida do mundo” (CELAM 2008,p.39).
Confiantes na presença de Jesus no meio de nós, sejamos fiéis a seu mandato “Ide, pois, fazer discípulos...” (Mt 28,19).
Abraço fraterno
Padre José Roberto Cavasa
Abadias Aparecida Pereira

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal a postagem... :)