sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Animação Bíblico Catequética - Regional Sul1: A ilha

Animação Bíblico Catequética - Regional Sul1: A ilha: Para refletirmos... Vídeo dedicado  aos alunos da Escola de Animação Bíblico- Catequética  Sul 1-2012 Há "Escolas" que são como g...

CIRCULAR: Indicações pastorais para o ANO DA FÉ

Circular 06/2012.
                                                  Assunto: Indicações pastorais para o ANO da FÉ.


Bragança Paulista, 15 de agosto de 2012,
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

                                           Caros irmãos presbíteros, diáconos, religiosos (as), seminaristas, animadores de comunidades, agentes de pastoral, grupos, novas comunidades e todo o Povo de Deus presente na Diocese de Bragança Paulista,

Saudações em Cristo!

                                            “... O ANO da FÉ quer contribuir para uma conversão renovada ao Senhor Jesus e à redescoberta da fé, para que todos os membros da Igreja sejam testemunhas credíveis e alegres do Senhor Ressuscitado no mundo de hoje, capazes de indicar a ‘porta da fé’ a tantas pessoas que estão em busca. Esta ‘porta’ escancara o olhar do homem para Jesus Cristo, presente no nosso meio ‘todos os dias, até o fim do mundo’ (cf. Mt 28,20). Ele nos mostra como ‘a arte de viver’ se aprende ‘numa relação profunda com Ele’. Com o seu amor, Jesus Cristo atrai a Si os homens de cada geração: em todo tempo, Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor duma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé” (Congregação para a Doutrina da Fé – Indicações para a celebração do ANO da FÉ).   

                                              A abertura do ANO da FÉ pelo Santo Padre Bento XVI em Roma, será no dia 11 de outubro de 2012, cinqüentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II; o encerramento será no dia 24 de novembro de 2013, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Na Diocese de Bragança Paulista – SP, uma celebração eucarística solene, na Catedral Diocesana Imaculada Conceição, dia 25 de setembro de 2012, às 20h, com a participação dos presbíteros, religiosos (as), seminaristas, animadores de comunidades, agentes de pastoral, grupos, novas comunidades e todo povo de Deus, marcará inicio ao ANO da FÉ. Pedimos especial representação dos CATEQUISTAS e de membros dos COMIPAS de nossas comunidades paroquiais.

                                            Propostas para a celebração do ANO da FÉ em nível  
                                            Diocesano:

01.   Abertura solene – dia 25 de setembro às 20h na Catedral Diocesana.
02.  Jornadas sobre o Catecismo da Igreja Católica, com presbíteros, catequistas, ministros da Palavra. A atualização dos Presbíteros que acontecerá em maio e outubro de 2013 terá como um dos temas de estudo e reflexão, o Catecismo da Igreja Católica. A Comissão Diocesana de Catequese organizará as jornadas por foranias.
03.  Retomada do Concílio Vaticano II. Os presbíteros da Diocese tiveram a oportunidade de revisitar e aprofundar o Concílio Vaticano II na atualização teológica de maio/2012 com o Padre Cleto Caliman, SDB. Os encontros de presbíteros por forania, durante o ANO da FÉ, tenham como prioridade o aprofundamento de textos do Concílio Vaticano II e do CIC.
04.  Os presbíteros e ministros da Palavra “preparem as homilias na meditação e na oração, a fim pregarem com convicção e paixão” (Verbum Domini, 59).  
05.  O Setor Juventude da Diocese promova encontros para aprofundar os conteúdos da Fé e a redescoberta do sentido da vida que muitos jovens procuram, tendo como instrumento o YOUCAT – Catecismo da Igreja Católica para os jovens.
06.  Promoção de encontros com o mundo acadêmico e da cultura (Universidades, Escolas – atenção às Escolas Católicas), para um diálogo entre fé e razão, mostrando que “a Igreja nunca teve medo de mostrar que não é possível haver qualquer conflito entre fé e ciência autêntica, porque ambas, embora por caminhos diferentes, tendem para a verdade” (Porta Fidei, 12).
07.  Não ter medo de abrir espaço para o diálogo ecumênico e inter-religioso, mesmo com pessoas que, “embora não reconhecendo em si mesmas o dom da fé, todavia, vivem uma busca sincera do sentido último e da verdade definitiva acerca de sua existência no mundo” (Porta Fidei, 10).

08.  As paróquias incentivem e colaborem com os leigos para a participação no Curso de Teologia para Leigos, promovido pela Diocese em nível de forania.    
09.  Organizar na Quaresma momentos de reflexão e celebrações penitenciais nas quais se peça perdão a Deus pelos pecados contra a fé.
10.  Jornal, Rádio, Televisão, Internet... sejam utilizados para a evangelização e para a propagação do ANO da FÉ.
11.  Organizar a proposta do ANO da FÉ a partir das cinco metas propostas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja Diocesana de Bragança Paulista, 2012 – 2015, p. 22 – 31.

                                       Propostas para a celebração do ANO da FÉ em nível 
                                       paroquial, de comunidades, associações e movimentos:

01.  Ler e meditar (nos encontros, reuniões, dias de formação...) a Carta Apostólica do Santo Padre Bento XVI – PORTA FIDEI. Incentivar ainda a leitura pessoal.
02.  Promover uma participação “Ativa, Externa e Interna, Consciente, Fácil, Plena, Piedosa e Frutuosa na Liturgia” (cf. SC, 14, 19, 21 e 37ss), mormente na celebração da Eucaristia, mistério da fé e fonte da nova evangelização.
03.  Os párocos empenhem-se para que os (as) catequistas retomem os conteúdos da fé com a leitura e aprofundamento do texto do Catecismo da Igreja Católica.
04.  Divulgar o Catecismo da Igreja Católica e facilitar a aquisição do mesmo pelos membros da comunidade paroquial.
05.  Organizar as Santas Missões populares com a colaboração do COMIDI.
06.  Os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica empenhem-se na nova evangelização, com renovada adesão ao Senhor Jesus, pela contribuição dos próprios carismas, na fidelidade ao Santo Padre, à Sã Doutrina e às orientações da Igreja Diocesana.
07.  As associações e movimentos eclesiais inseridos na Igreja Local, em comunhão com seus pastores, comprometam-se de modo criativo e generoso, segundo o carisma próprio e o testemunho, com a nova evangelização para a transmissão da fé cristã.
08.  Os fiéis, membros de nossas comunidades sejam exortados a reavivar o dom da fé, não se envergonhando de testemunhá-la na caridade (cf. Porta Fidei, 14).
09.   Cuidar da piedade popular (devoção a Nossa Senhora, novenas, romarias...) para que seja instrumento da nova evangelização e transmissão da fé.
10.  As comunidades de caráter contemplativo colaborem pela oração, para a renovação da fé do Povo de Deus.  

                                 “... Como sabemos, em vastas áreas da terra, a fé corre o perigo de se extinguir como uma chama que deixa de ser alimentada. Estamos diante de uma profunda crise de fé, de uma perda do sentido religioso que constitui o maior desafio para a Igreja de hoje. Por conseguinte, a renovação da fé deve ser a prioridade no compromisso de toda a Igreja nos nossos dias. Faço votos para que o ANO da FÉ possa contribuir, com a colaboração cordial de todos os componentes do Povo de Deus, para tornar Deus de novo presente neste mundo e abrir aos homens o acesso à fé, para confiar naquele Deus que nos amou até o fim (cf. Jo 13,1), em Jesus Cristo crucificado e ressuscitado” (Discurso do Papa Bento XVI à plenária da Congregação para a Doutrina da Fé – 27.01.2012).  

                                 Confiando em Maria que acolheu e acreditou na Palavra, percorramos o ANO da FÉ, desejosos de ser novamente evangelizados, tornando-nos fiéis discípulos de Jesus Cristo – “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14,6).


Fraternalmente,



Dom Sérgio Aparecido Colombo
Bispo Diocesano
“Como aquele que serve”

PORTA FIDEI - A PORTA DA FÉ

                           
 Porta Fidei – A Porta da Fé.
        
                                  Irmãos e Irmãs!

                                  No dia 16 de outubro de 2011, o Papa Bento XVI anunciou na homilia da Missa com os participantes da Congregação Plenária do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização o desejo de proclamar um ANO da FÉ, com a finalidade de dar um renovado impulso à missão de toda a Igreja, na condução dos homens e das mulheres ao encontro e à amizade com Cristo que dá a vida em plenitude. O mundo atual passa por uma profunda crise de fé – fé até não mais vivida como um pressuposto óbvio da vida diária, mas negada – e que tem atingido muitas pessoas com a conseqüente perda do sentido religioso da vida, o que constitui o maior desafio para a Igreja hoje. O Papa crê que o Ano da Fé será um “momento de graça e de compromisso para uma conversão a Deus, cada vez mais completa, para fortalecer a nossa fé n’Ele e para O anunciar com alegria ao homem do nosso tempo”.
                                   No dia seguinte foi publicado o texto da Carta Apostólica – PORTA FIDEI, que fora assinada no dia 11 de outubro de 2011, sob a forma de “Motu Próprio” – iniciativa própria – com a qual era proclamado o Ano da Fé, com início dia 11 de outubro de 2012, e com encerramento na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de novembro de 2013. O cinqüentenário da abertura do Concílio Vaticano II, os vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, promulgado pelo beato João Paulo II, com o propósito de “ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé”, obra que foi fruto do Concílio Vaticano II e do Sínodo extraordinário dos Bispos em 1985 sobre a Catequese, são os eventos motivadores à proclamação do Ano da Fé. Nesta perspectiva é que se realizará a próxima Assembléia Geral do Sínodo, no mês de outubro de 2012, em Roma, com o tema: A NOVA EVANGELIZAÇÃÇÃO PARA A TRANSMISSÃO DA FÉ, ocasião propícia para particular reflexão e redescoberta da fé, preocupação já manifestada pelo Papa Paulo VI, de venerável memória, em 1967, na comemoração do décimo nono centenário do supremo testemunho dos Apóstolos Pedro e Paulo, “para que houvesse, em toda a Igreja, uma autêntica e sincera profissão da mesma fé, confirmada de maneira individual e coletiva, livre e consciente, interior e exterior, humilde e franca”. Pensava o Papa que a Igreja poderia assim retomar a exata consciência de sua fé para a reavivar, purificar, confirmar, confessar... Retomando o Concílio Vaticano II, e reconhecendo-o como a grande graça que beneficiou a Igreja no século XX, Bento XVI recorda, a partir da Constituição Lumem Gentium – Luz para as Nações, nº 8 – que a Igreja é “simultaneamente santa e sempre necessitada de purificação” e que “exercita continuamente a penitência e a renovação”. É, portanto, a partir desta proposição que o ano da Fé convida à renovação da Igreja com uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do  mundo.
                                      Destacamos ainda outros aspectos relevantes da Carta Apostólica: 1. Quem faz a experiência de Jesus Cristo, é enviado por Ele para evangelizar. Uma evangelização entusiasta, alegre e que possibilita o reencontro da fé. 2. O ano da Fé deve ser celebrado de modo digno e fecundo por todas as pessoas e instâncias da Igreja. 3. Intensificar a celebração da fé, sobretudo, pela participação na Liturgia, capaz de fortalecer o testemunho e fazer crescer a credibilidade. 4. A fé é um Dom de Deus e graça que age na transformação das pessoas. 5. A proclamação da fé é sempre um ato pessoal e eclesial. A iniciativa é sempre de Deus. 6. A redescoberta dos fundamentos da fé a partir do estudo do Catecismo da Igreja Católica. 7. A presença e o testemunho de Maria: Ela acreditou e acolheu o anúncio da Palavra e prestou obediência e dedicação. 8. O papel dos Apóstolos. “Pela fé, foram pelo mundo inteiro, obedecendo ao mandato de levar o Evangelho a toda criatura (cf. Mc 16,15), e sem temor algum anunciaram a todos a alegria da ressurreição, de que foram fiéis testemunhas. 9. O testemunho dos discípulos reunidos na primeira comunidade cristã. 10 A Vida Religiosa, com homens e mulheres, na simplicidade evangélica, obediência, pobreza e castidade, comprometidos com a justiça, para tornar palpável a palavra do Senhor, que veio anunciar a libertação da opressão e um ano de graça para todos (cf. Lc 4, 18-19). 11. A concretude da fé: ela sustenta a caridade e a caridade nela se explica. 12. Diante dos desafios, é preciso resistir e confiar sempre.
                                      Unidos ao Papa Bento XVI nos empenharemos na renovação da Fé em nossa Igreja. Iluminados pelo Evangelho e pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e também na Diocese de Bragança Paulista, trilharemos com esperança e alegria, o caminho da evangelização. Que o ano da Fé, com a contribuição de todos os componentes do Povo de Deus, “torne Deus de novo presente neste mundo e abra aos homens o acesso à fé, para confiar naquele Deus que nos amou até o fim (cf. Jo 13,1), em Jesus Cristo crucificado e ressuscitado”.


                                                                 Dom Sérgio Aparecido Colombo
                                                                            Bispo Diocesano             

domingo, 5 de agosto de 2012

Ordenação Episcopal - Dom Jeremias Antonio de Jesus





“Escolhido pelo Pai para dirigir sua família, lembra-te sempre do Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas e é por elas conhecido, e que não hesitou em dar a vida pelo rebanho. Ama com amor de pai e irmão todos aqueles que Deus te confiou.”
(Homilia, Ordenação Episcopal – Dom Jeremias Antonio de Jesus)

 
“Fiat Voluntas Tua” – “Seja feita a Tua Vontade” (Mt 6,10) 

Sob este lema, a nossa diocese pode festejar neste dia 04 de agosto, em que a Igreja celebra São João Maria Vianney, a ordenação episcopal do nosso querido Monsenhor Jeremias Antonio de Jesus.
O Bispo Sagrante foi Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo da Diocese de Bragança Paulista – SP e Consagrantes Dom José Maria Pinheiro, Bispo Emérito da Diocese de Bragança Paulista e Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Campinas – SP.  O Presbítero Assistente foi Pe. Epifânio Benedito José Braga da Silva, pároco da Paróquia Santo Antonio de Piracaia - SP
Uma belíssima festa na casa de Nossa Senhora invocada sob o título de Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Shoensttat em seu santuário na cidade de Atibaia.
No dia 19 de agosto Dom Jeremias tomará posse da Diocese de Guanhães na Catedral São Miguel e Almas – Minas Gerais.
Que Jesus o Bom Pastor o conduza nesta missão de pastor do Povo de Deus daquela diocese.
Dom Jeremias, que o Senhor leve para a sua diocese o amor, o cuidado, a seriedade, a sabedoria e a dedicação que sempre dispensou à catequese em todas as paróquias onde exerceu o seu ministério presbiteral.