quarta-feira, 25 de julho de 2012

Olá! Paz e Bem!
Queridos irmãos e irmãs de missão, segue a Oração de abertura de nossa assembleia.

Oração de Abertura
Animador (a): Reunidos em Assembleia, somos todos responsáveis pela animação bíblico-catequética em nossas Dioceses, Paróquias e comunidades. Conscientes de que a formação de catequistas para à vida cristã é algo prioritário frente aos desafios oriundos da “mudança de época” que estamos vivendo, coloquemo-nos diante de Deus nesta manhã com ouvidos e coração de discípulos (Cf. Is 50, 4b-5) (silêncio). Cantemos
NAS HORAS DE DEUS. AMÉM. PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO (BIS)
LUZ DE DEUS EM TODO O CANTO, NAS HORAS DE DEUS. AMÉM. (BIS)

Animador (a): Na Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Verbum Domini”, o Papa Bento XVI afirma: “Um momento importante da animação pastoral da Igreja, onde se pode com sabedoria descobrir a centralidade da Palavra de Deus, é a catequese...O encontro dos discípulos de Emaús com Jesus, descrito pelo evangelista Lucas (cf. Lc 24,13-35), representa em certo sentido o modelo de uma catequese em cujo centro está a ‘explicação das Escrituras’...A atividade catequética implica sempre abeirar-se das Escrituras na fé e na Tradição da Igreja, de modo que aquelas palavras sejam sentidas vivas...” (VD, 74).
Para que possamos nos abeirar das Escrituras, recebamos solenemente a Bíblia, acompanhada de alguns símbolos de missão, que recordam ao catequista sua identidade de discípulo de Jesus Cristo. Cantemos.
É COMO A CHUVA QUE LAVA, É COMO O FOGO QUE ARRASA, TUA PALAVRA É ASSIM, NÃO PASSA POR MIM SEM DEIXAR UM SINAL. (BIS)
Tenho medo de não responder, de fingir que não escutei.
Tenho medo de ouvir teu chamado, virar de outro lado e fingir que não sei. (bis)

Leitor: Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos. (At 8,26-40)

Breve reflexão (sentados).

Descrição: mistagogia.jpg

Leitor 1: “O Espírito disse a Filipe: ‘Aproxime-se desse carro e o acompanhe’. Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou...” (At 8, 29-30). O diácono Filipe foi alguém que se deixou conduzir pelo Espírito. Em outras palavras: foi alguém que cultivou a espiritualidade cristã. O Beato João Paulo II dizia: “Sem contemplação não há evangelização”. É preciso resgatar, em meio a tanto barulho, uma espiritualidade que nos leve a contemplar o mistério, a fim de que nossa ação seja eficaz, como a de Filipe.

Leitor 2: Como no dia de Pentecostes, o Espírito Santo fez Filipe ‘sair de si mesmo’ e ir ao encontro do “diferente”, do “novo”, para com ele dialogar, comunicando a Boa Nova por meio da linguagem do amor e do acolhimento. Cinquenta anos depois da abertura do Concílio Vaticano II, recordamos que o Beato João XXIII chamou o Concílio de um “novo Pentecostes”, pelo fato do Espírito abrir a Igreja ao diálogo com o mundo. Filipe “correu”, o que nos faz lembrar Maria indo “apressadamente” ao encontro de Isabel (cf. Lc 1,39ss) e Jesus que, ao enviar os setenta e dois, pediu que eles “não cumprimentassem ninguém pelo caminho”, ou seja, fossem ligeiros, sem perder tempo com ‘conversa fiada’ (cf. Lc 10,1ss). A Palavra de Deus e a comemoração dos 50 anos do Concílio nos indicam a urgência da missão.

Leitor 3: Filipe a exemplo de Jesus no texto de Lucas dos discípulos de Emaús, explicou as escrituras de modo que o Eunuco ficou fascinado e pediu para ser introduzido no mistério. A catequese de Filipe partindo da páscoa de Jesus, sua morte e ressurreição, fez pedagogicamente o Eunuco entender e acolher o querigma. A catequese mistagógica tem a função de anunciar com fervor o querigma. Anunciar Jesus Cristo vivo é uma tarefa que o batismo nos impõe.

Descrição: Catequese caminho para o discipulado.jpg


Animador (a): Em pé, cantemos.
1.     Quando o Espírito de Deus soprou, o mundo inteiro se iluminou. A esperança na terra brotou e um povo novo deu-se as mãos e caminhou.
LUTAR E CRER, VENCER A DOR, LOUVAR O CRIADOR. JUSTIÇA E PAZ HÃO DE REINAR E VIVA O AMOR!
2.     Quando Jesus a terra visitou, a Boa Nova da justiça anunciou. O cego viu, o surdo escutou e o oprimido das correntes libertou.
3.     Nosso poder está na união, o mundo novo vem de Deus e dos irmãos. Vamos lutando contra a divisão e preparando a festa da libertação.

Preces

Descrição: celular de Deus.gif

1.     Para que esta Assembleia acenda em nossos corações o desejo de fazer da catequese em nossas Dioceses, verdadeiro caminho de iniciação à vida cristã, rezemos.

SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE.

2.     Pelo Santo Padre o Papa, pelos Bispos, Padres e Diáconos, para que, como primeiros responsáveis pela catequese, sejam os principais incentivadores dos catequistas, desenvolvendo com eles a catequese mistagógica, rezemos.
3.     Pelas famílias, para que em meio a tantos desafios, sintam-se acolhidas em nossas comunidades, e encontrem na catequese um espaço de escuta da Palavra que lhes possibilite responder à sua vocação de ‘igrejas domésticas’, santuários de vida e amor, rezemos.
4.     Pelos coordenadores diocesanos de catequese e suas equipes, para que a exemplo de Filipe, deixem-se impulsionar pelo Espírito e jamais desanimem em sua missão e animadores e promotores da iniciação à vida cristã, rezemos.
5.     Para que a dimensão missionária esteja sempre presente na catequese, a fim de que possamos ir ao encontro dos afastados, sobretudo dos mais pobres e excluídos, rezemos.
(outras intenções)

Pai nosso...Ave Maria...

Animador (a): A Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe, primeira Cristã, primeira catequista, consagremos este dia e nossos trabalhos nessa Assembleia, cantando.

IMACULADA, MARIA DE DEUS, CORAÇÃO POBRE ACOLHENDO JESUS. IMACULADA, MARIA DO POVO, MÃE DOS AFLITOS QUE ESTÃO JUNTO À CRUZ.
Um coração que era sim para a vida, um coração que era sim para o irmão. Um coração que era sim para Deus, Reino de Deus renovando este chão.

Descrição: MARIA_~1.PNG

    

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Rede de Blogs


De 20 a 22 de julho, aconteceu no Centro Pastoral Santa Fé-SP, a XXVI Assembleia da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul1, com o tema: "Caminho para o discipulado missionário", tendo como lema: "Fala Senhor na nossa voz".
Os temas abordados foram:
* Painel temático
* A mística para a caminhada catequética no Regional Sul1
* Ano da Fé e Catequese
*Escolas Diocesanas de Animação Bíblico-Catequéticas-Orientações da CNBB
*Comunicados da Comissão Nacional sobre eventos previstos para o 2º semestre de 2012.

Um marco importante no Regional Sul 1 foi a divulgação do projeto da rede de blogs, que tem como objetivo unir, promover de maneira eficaz e rápida a comunicação do Regional.
"Todo projeto é resultado de um sonho. E sonho que se sonha sozinho, nunca se tornará realidade. Então, a rede de blogs precisa ser um sonho de todos nós, de todos os regionais, unidos à Comissão Bíblico-Catequética-CNBB."(Imaculada Cintra)

Vimos como ponto positivo da escola e também da Assembleia, a resposta ao desafio lançado por Imaculada no início da semana, onde várias dioceses aderiram a rede de blogs, sendo grande parte deles criados durante os intervalos da escola de catequese que aconteceu entre os dias 17 a 20 de julho.

Com confiança, a diocese de Bragança Paulista, desde então, faz parte dessa rede de blogs.
Abaixo, a foto geral de coordenadores diocesanos, catequistas, padres, religiosas que participaram da Assembleia.



Clique no link a seguir e leia as palavras de Dom Paulo Mendes, sobre a rede de blogs.